Colaboradores e sociedade colhem os frutos de mudanças sustentáveis nos canteiros de obras da construtora e incorporadora Atmosfera, em Ubatuba.
Um dos objetivos da empresa é conciliar avanço e sustentabilidade, tanto em seus projetos quanto no dia a dia de seus funcionários. No final de 2020 a incorporadora, que constrói empreendimentos de alto padrão em Ubatuba, introduziu à rotina dos canteiros de obra e do escritório políticas para afirmar ainda mais seu diferencial sustentável.
A iniciativa foi associada a uma mudança na metodologia de gestão conhecida como 5S. Tudo para tornar os ambientes de trabalho mais simples, seguros, organizados, eficientes e embasar mudanças sustentáveis cada vez mais constantes na rotina da incorporadora.
Na contramão da tradição
Os 5S vieram como uma maneira de unir todos os campos da empresa e prepará-la para uma das maiores mudanças nas obras: o gerenciamento de resíduos. Esse novo desafio visava o manuseio e destinação correta de vários tipos de materiais produzidos, incluindo madeira, metal, papel e plástico.
A destinação correta não é o caminho mais fácil nem o mais comum, mesmo assim a empresa se sentiu motivada a buscar soluções para o que poderia ser reciclado, diminuir o desperdício e o acúmulo desses materiais em lixões. A incorporadora saiu na frente e mais uma vez agregou sustentabilidade à fase inicial dos seus empreendimentos.
Desde o início era sabido que a adaptação não seria fácil, mas os resultados ficaram claros. Logo no primeiro mês conseguiu-se mudar a cultura dos operários com muita comunicação, já que todos foram envolvidos. No ano de 2020 a empresa destinou corretamente mais de 26 toneladas de resíduos sólidos em apenas três meses de programa. No Ano de 2021, até abril foram mais de 37 toneladas.
Mudanças definitivas e incorporadas por todos
A educação para as mudanças nos procedimentos gerou à Atmosfera, através das novas políticas, além dos ganhos ambientais, ganhos pessoais enormes.
Os colaboradores foram muito impactados ao serem envolvidos em todos os procedimentos: nas etapas de manejo, identificação, acondicionamento, transporte, tratamento, reciclagem e disposição final de todo o resíduo gerado na construção dos empreendimentos. As mudanças foram tão grandes que acabaram refletindo na vida pessoal e transformando a relação com a reciclagem de muitos em suas vidas fora do trabalho.
“Depois de passar pelo programa de resíduos na Atmosfera eu acabei levando esses ensinamentos para a minha residência, as minhas coisas antes ficavam fora do lugar e eu aprendi a organizá-las melhor. Aprendi a separar papel e plástico aqui com o programa”, relata Edmilson Mendes Veloso, colaborador terceirizado pela empresa Resilar.
Rodrigo Lourenço diz que realiza um trabalho diário de incentivo e envolvimento com esses colaboradores. Afirma também que sem eles, não seria possível executar nenhuma dessas ações e que, por isso, são a parte mais importante do projeto. Conta também que os ganhos realizados pelas vendas dos materiais às recicladoras são utilizados em programas de incentivo para os próprios funcionários. No dia a dia fica claro que todos estão cumprindo com as expectativas. Inovações e ideias que surgem nos próprios canteiros demonstram a imersão na nova rotina: Antônio José de Almeida, mestre de obras, ajudou muito desenvolvendo uma estrutura que permite que as bags (grandes sacos de material sintético onde são acondicionados os materiais para reciclagem) sejam suspensas e levadas para qualquer lugar das obras.
Os novos canteiros de obras que serão iniciadas em 2021, como o do empreendimento Casa Itaguá, condomínio fechado de casas de alto padrão em Ubatuba, já tem espaço para as baias de segregação e gerenciamento de resíduos, demonstrando que as políticas estão incorporadas aos processos da empresa.
Para entender melhor
Sabemos que muitas dessas mudanças parecem abstratas para quem nunca acompanhou as obras de perto.
Hoje tudo o que se pode aproveitar é separado em baias, acondicionado em ‘bags’ e recolhido por empresas que reciclarão esse material. A Atmosfera Incorporadora se orgulha de ser pioneira nesse tipo de política em Ubatuba e inspirar outras construtoras a seguir seus passos na segregação e destinação correta dos resíduos.
Hoje tudo o que se pode aproveitar é separado em baias, acondicionado em ‘bags’ e recolhido por empresas que reciclarão esse material.
A Atmosfera Incorporadora se orgulha de ser pioneira nesse tipo de política em Ubatuba e inspirar outras construtoras a seguir seus passos na segregação e destinação correta dos resíduos.
1 comment
Comments are closed.