O objetivo da obra do novo sistema de drenagem é solucionar o problema de alagamentos na região respeitando a rede hidrográfica do local e beneficiando moradores e turistas
Chuvas severas marcaram o começo do ano em Ubatuba, no último dia de dezembro choveu 170mm em 24 horas quando a média do mês de janeiro todo ficaria entre 250 e 300mm segundo o CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos).
Nesses momentos extremos algumas áreas sofrem com alagamentos devido à dificuldade de escoamento das águas pluviais, esse é o caso da Praia Grande – uma das praias mais procuradas em Ubatuba. A especialista e doutora em manejo de bacia hidrográficas, Viviane Buchianeri, analisa que não existe somente um problema causador dessas situações: “São vários fatores reunidos. Na Praia Grande, em Ubatuba, como em tantos outros pontos do nosso litoral, a serra está próxima, apresentando um grau de declividade que propicia um rápido escoamento da água da chuva. Em grande volume, essa água acaba se acumulando em algum ponto devido à menor permeabilidade do solo, causada pelas construções e pavimentações do bairro, além da rodovia, que interrompe o caminho natural da água para o mar”.
Nas áreas com problema de escoamento as chuvas intensas causam muitos transtornos à população e o futuro não parece promissor: “As mudanças climáticas já são uma realidade e eventos como chuvas de grande intensidade deverão ocorrer com maior frequência, completa Viviane”.
Descompassadas com a expectativa da população as soluções do poder público vêm combatendo a situação aos poucos com a implantação e ampliação de rede de captação de águas pluviais. Walter Zigrossi que mora no bairro há 28 anos diz que o problema é antigo e que afeta muito trabalhadores, moradores e turistas: “É ruim para tudo, para chegar, para sair, para transitar. Há riscos para as pessoas também, tanto materiais quanto emocionais, pois toda vez que alaga é um estresse”.
Para solucionar essa questão dos alagamentos a Atmosfera Incorporadora, que constrói e vende apartamentos na Praia Grande de Ubatuba, vai doar ao município uma obra de drenagem no Jardim Anchieta – um dos locais mais afetados com os alagamentos. A obra terá um custo de R$1,3 milhão que será coberto pela empresa e se resume a instalação de uma tubulação de 1,74 m de altura e 700 m de extensão,
Em 2016, com recursos próprios, a empresa elaborou o primeiro estudo de drenagem e iniciou conversações com a prefeitura buscando ajudar na viabilização da obra. Responsável por alguns dos principais condomínios verticais de alto padrão (apartamentos) da Praia Grande, em Ubatuba, a Atmosfera levou adiante a iniciativa com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e contribuir para a valorização dos residenciais localizados na Praia Grande. Em 2019 decidiu então doar integralmente essa solução ao município, obteve aprovação do DER e da Cetesb no final do ano passado e hoje – com todo material para execução já em Ubatuba – aguarda apenas a liberação da prefeitura para iniciar a obra.
“Além da questão do saneamento e saúde, que têm conexão direta com a captação e drenagem das águas pluviais, a obra irá garantir a mobilidade urbana e favorecer a conservação do pavimento das ruas”, relata Kailash Pinotti, diretor executivo da Atmosfera. Destaca ainda que um sistema de drenagem é o primeiro passo para o saneamento efetivo: melhora a saúde da população e a qualidade da água nas praias.
Segundo o diretor todos os cuidados ambientais foram adotados para a obra, principalmente o respeito às bacias e microbacias locais. “Fomos a fundo na questão, contratamos estudos e obtivemos todas as aprovações necessárias, pois faz parte de nossa filosofia atuar sempre com respeito ao meio ambiente”.
Realizada em um prazo de aproximadamente 120 dias a obra deverá estar totalmente concluída antes do próximo verão, garantindo que no período mais chuvoso os visitantes e moradores estejam livres desse problema. O morador Walter Zigrossi comemora a tomada de frente da Atmosfera: “É uma iniciativa ótima, muito louvável. Temos vários problemas no município, e a ajuda das empresas, por meio de ações como essa da Atmosfera, podem beneficiar muito a população”.
Conheça mais sobre as iniciativas sustentáveis da Atmosfera. Clique aqui e saiba como destinamos nossos resíduos sólidos.