Os eventos climáticos, ligados ao aquecimento global, têm chamado a atenção para medidas urgentes
Nos últimos tempos, temos observado um aumento significativo nas temperaturas, acompanhado de eventos climáticos extremos por todo o mundo. As semanas recentes têm sido marcadas por temperaturas que quebraram recordes históricos em diversas regiões e, por outro lado, chuvas fortíssimas em outras. Especialistas alertam que esse fenômeno é um reflexo direto do aquecimento global, que está causando mudanças drásticas no clima global.
Nesse cenário desafiador, a Atmosfera Incorporadora vem se destacando como impulsionadora de uma quebra de paradigma, ao introduzir um novo padrão na construção civil e no ramo imobiliário do Litoral Norte.
Demonstrando um firme compromisso com o meio ambiente, a empresa adotou uma série de medidas ambientais importantes, entre elas o uso de placas solares, eliminação do gás de cozinha, sistemas de reaproveitamento de águas pluviais, fontes de energia renovável e práticas de gestão de resíduos para minimizar o impacto ambiental.
A construtora possui ainda uma usina de geração de energia solar que abastece todo o escritório central e, em parceria com a BMW, oferece gratuitamente o carregamento de veículos elétricos em pontos estratégicos de Ubatuba.
Casa Itaguá: o primeiro preparado para ser “carbono zero”
Agora, a Atmosfera está prestes a entregar uma inovação que promete marcar este novo padrão de construção em Ubatuba: o primeiro condomínio da cidade preparado para funcionar sem emissão de CO2: o “Casa Itaguá”.
O condomínio de casas, que será entregue no início do próximo ano, foi meticulosamente projetado para operar exclusivamente com energia renovável, eliminando completamente o uso de gás de cozinha, que não apenas prejudica o meio ambiente, mas também representa riscos para a saúde humana.
“Ainda é inevitável que durante uma obra sejam emitidos gases de efeito estufa, mas estamos entregando empreendimentos que já vêm preparados para funcionar de forma sustentável. Uma obra dura cerca de dois anos, mas a construção se manterá sustentável por décadas”, explica Kailash Pinotti, diretor da Atmosfera.
Sem o uso de gás
Nas cozinhas do Casa Itaguá, os moradores não precisarão se preocupar com o GLP (gás de cozinha), que estudos recentes associaram a sérios riscos à saúde. Em vez disso, o condomínio estará pronto para receber cooktops de indução, alinhando-se à crescente tendência de sustentabilidade.
De acordo com uma pesquisa recente divulgada pelo diretor do Centro do Clima, Saúde e Meio Ambiente da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, Aaron Bernstein, o uso do gás de cozinha dentro dos domicílios pode causar grandes riscos à saúde pulmonar e cardiovascular, principalmente das crianças. Isso ocorre devido à liberação de produtos químicos e gases tóxicos, até mesmo quando não está em uso.
E nos banheiros, a história se repete: nada de chuveiros com aquecimento a gás. A infraestrutura do condomínio permitirá que todos os utensílios sejam abastecidos pela rede elétrica, que será alimentada com apoio das placas solares. Um sistema de boiler garantirá um banho confortável, sem comprometer a qualidade ou a pressão da água, ao mesmo tempo que reduz a pegada de carbono.
Além dos riscos à saúde, o uso de gás de cozinha polui o meio ambiente, sendo responsável, de acordo com a pesquisa, por 12% de toda a poluição nos Estados Unidos e comparável ao que causam 50 mil carros por ano. Os alertas têm sido no sentido de começar a trocar o uso do gás pelo fogão elétrico, que é muito menos prejudicial à saúde e ao meio ambiente.
Honrando o planeta e as futuras gerações
O Casa Itaguá é um exemplo de como a indústria da construção pode desempenhar um papel fundamental na luta contra as mudanças climáticas. E é apenas o primeiro empreendimento da Atmosfera a adotar o padrão “carbono zero”, já que o L500, que está em obras, também adotará a mesmo padrão, bem como os próximos lançamentos da construtora.
Essa abordagem abrangente reflete o compromisso contínuo da Atmosfera Incorporadora em construir um estilo de vida que honra o planeta e as gerações futuras, marcando um passo importante em direção a um futuro mais sustentável.