10 toneladas de pontas de estacas estão sendo reaproveitadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura
Em mais uma iniciativa que faz parte do Programa de Gerenciamento de Resíduos, a Atmosfera Incorporadora realizou neste mês uma ação socioambiental de reaproveitamento de pontas de estacas, utilizadas na obra de construção do condomínio “Casa Itaguá”. Foram doadas 101 estacas, o que equivale a 10 toneladas de material, para a Secretaria Municipal de Infraestrutura.
“Já utilizamos uma parte em serviços de contenção provisória na orla da Avenida Leovigildo Dias Vieira, onde o muro foi destruído pela maré alta”, explica o secretário de Infraestrutura, Ivanderlei Barbosa, agradecendo à Atmosfera pela doação. O material doado também será utilizado para a manutenção de pontes da região sul e central de Ubatuba.
De acordo com o Técnico de Segurança do Trabalho da Atmosfera, Rodrigo Lourenço, “todo tipo de material de obra, antes de ser descartado, passa por uma triagem para vermos qual será a melhor destinação e de que forma pode ser bem aproveitado.”
Rodrigo explica que nenhum material é descartado: “em algumas vezes, materiais que seriam jogados são reaproveitados por funcionários. No caso das estacas, que geram esse resíduo de pontas, procuramos a Prefeitura, que de imediato aceitou a doação para realizar a manutenção de pontes afetadas pela maré alta”.
Programa de Gerenciamento de Resíduos
A Atmosfera deu início em 2020 a uma mudança significativa, passando a realizar o manuseio e a destinação correta dos vários tipos de resíduos gerados em seus canteiros de obras, incluindo metais, madeiras, papel e plásticos. Os números chegam a quase 2 mil toneladas destinadas de forma correta.
Os canteiros de obras dos novos empreendimentos têm espaço para as baias de segregação e gerenciamento de resíduos, e atualmente os funcionários já estão bem envolvidos no processo, o que vem impactando em mudanças dentro e fora do ambiente de trabalho.
5S
O Programa de Gerenciamento de Resíduos da Atmosfera faz parte do Sistema de Gestão de Qualidade Empresarial 5S, que vem sendo aplicado desde 2020 nas obras, nos estandes de venda e no escritório central.
A metodologia de gestão 5S foi desenvolvida no Japão e, por seu grande poder transformador, o 5S é usado no mundo inteiro, nas áreas administrativas e operacionais. A ideia é tornar os ambientes de trabalho mais organizados, simples, seguros e, principalmente, eficientes.