O trabalho remoto veio para ficar, e com ele ganhamos a possibilidade de escolher livremente onde queremos viver
O ano de 2020 ficará marcado para sempre pelo surgimento do novo coronavírus e pelo isolamento social que milhões de pessoas ao redor do mundo tiveram que fazer. Mas este conturbado período também será lembrado como um tempo de descobertas para empresas e profissionais.
As companhias descobriram que é possível ter equipes operando remotamente sem perder eficiência, e com custos menores. E seus funcionários – além de muitos outros profissionais, como empreendedores – aprenderam que é possível manter suas rotinas longe dos escritórios, se adaptar a novas formas de trabalho e ainda conquistar qualidade de vida com a situação.
O chamado teletrabalho já vinha ganhando força no Brasil. Segundo pesquisa do IBGE, em 2019 eram 3,8 milhões de trabalhadores em regime de home office no Brasil. Estudos também revelaram vantagens, como um recente da Universidade de Stanford, dos Estados Unidos, que concluiu que aqueles que trabalhavam em casa tinham maior produtividade e satisfação, ficavam menos doentes e geravam menos despesas para as empresas.
A tendência tem tudo para se consolidar após o final da quarentena. Em matéria publicada pela Folha de S.Paulo em maio, a advogada trabalhista Carol Marchi afirma já estar redigindo contratos de home office para serem aplicados depois da superação deste momento: “O coronavírus serviu para mostrar às empresas que é possível sim ter os funcionários fora do local de trabalho”.
Para os profissionais, o novo formato pode significar importantes ganhos. Além de não terem mais que se deslocar diariamente, muitos estão se adaptando bem e começam a antever novas possibilidades, a mais importante delas relacionada ao local de residência.
Com a flexibilidade proporcionada pelo home office, é possível deixar de lado critérios de moradia como a distância do escritório ou a conveniência do transporte. Assim, o que antes, devido ao mercado de trabalho, parecia impensável – deixar os grandes centros – torna-se não só possível, mas também uma opção viável e vantajosa para ser produtivo e mais feliz.
Para muitos, o sonho de morar na praia ganha então outros contornos, deixando de ser um projeto para a aposentadoria e tornando-se algo acessível a profissionais das mais diversas áreas, que podem se beneficiar da possibilidade de residir onde desejarem, mantendo seus empregos e morando em munícipios que oferecem mais qualidade de vida, como Ubatuba.
Os municípios litorâneos do estado de São Paulo e em especial Ubatuba, com seus completos recursos de infraestrutura e seus novos empreendimentos imobiliários, destacam-se como alternativa neste cenário. A cidade oferece condomínios de alto padrão, além de completa estrutura de serviços, e também opções de lazer, maior segurança e menor custo de vida que cidades maiores. Ubatuba é especialmente vantajosa para jovens casais e famílias que sonham em comprar um apartamento perto do mar, em local privilegiado.
Tudo sinaliza que o home office veio para ficar, e com ele a liberdade de escolher onde morar. Então, por que não optar por um lugar em que a proximidade com a natureza oferece muito mais qualidade ao dia a dia? Essa é uma reflexão atual, que certamente pode nos levar a uma nova motivação para trabalhar e viver com mais satisfação, equilíbrio, saúde e bem-estar.
A Atmosfera, incorporadora e construtora com atuação pioneira e inovadora em Ubatuba, apresenta em seu portfólio alguns dos condomínios mais bonitos e completos de todo o litoral do estado de São Paulo, incluindo apartamentos de alto padrão à venda, muitos deles com vista para o mar da Praia Grande, do Itaguá ou da Ribeira, na praia do Lázaro, localizações realmente especiais em Ubatuba. Visite nosso site e conheça seu próximo apartamento e escritório com vista para o mar.