Grupos de ciclistas amadores e profissionais pedalam pelas ruas da cidade
Conhecida como a capital do surfe, Ubatuba não tem apenas surfistas em busca de ondas perfeitas. A bicicleta é um meio de transporte comum na cidade e, agora, o ciclismo chegou para ficar. “Os adeptos são praticantes de modalidades esportivas como ciclismo, triátlon ou mountain bike. Ubatuba tem vários grupos locais que se encontram. A maior parte das vezes o ponto de encontro é no Trevo do Pescador, que fica bem na entrada da cidade”, explica o professor de Educação Física e ciclista Jovanilson Abreu.
Quem quiser pedalar, é só encontrar a sua tribo. Tem grupos para todos os gostos em Ubatuba. “Há diversos grupos, cada um com um objetivo diferente. Tem equipes específicas para competições, turmas de mulheres que querem explorar as trilhas e as lindas praias da região, além de grupos mistos por idade”.
Antes de iniciar a prática do ciclismo é recomendável adquirir a bicicleta ideal. “Uma pessoa quer pedalar para ter melhor condicionamento físico, outra por lazer e qualidade de vida. Depois de definida a meta, é importante comprar a bicicleta certa. Pode ser de estrada, de trilha ou outro modelo”, ressalta Jovanilson. Além da bike correta de acordo com o objetivo, os itens de segurança são fundamentais para prevenir acidentes. “Não é apenas a bicicleta. Recomendo sempre que comprem equipamentos como capacete, camisas adequadas, luvas, óculos e bermuda”.
Por ter um alto gasto calórico, o ciclismo é grande aliado de quem busca uma atividade aeróbica mais intensa e quer perder alguns quilinhos. E aí, pronto para pedalar?