Na sexta-feira (06 de agosto), a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e a Sabesp visitaram às obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) principal de Ubatuba e deram início às obras para melhorar o abastecimento da cidade através do Programa Corporativo de Redução de Perdas da Companhia.
A ampliação, além de gerar 313 empregos diretos, vai aumentar a capacidade da unidade de 240 litros por segundo (l/s) para 350 l/s, beneficiando com esgoto tratado cerca de 136 mil pessoas, incluindo a população flutuante.
Os bairros do Perequê-Açu, Centro, Itaguá, Estufa I, Estufa II e Jardim Carolina serão os beneficiados, porém toda a população ganha com o impacto positivo da obra no meio ambiente, que melhorará a qualidade dos cursos d’água e das praias.
Já o programa de redução de perdas das águas prevê a implantação de 28 áreas para controle de abastecimento, 9 km de redes de distribuição de água, equipamentos de medição, de bombeamento de água e válvulas de pressão, visando diminuir o desperdício e perdas de água no sistema de abastecimento, minimizando também a drenagem de águas dos mananciais. 21 bairros de Ubatuba e beneficiar 118 mil habitantes, incluindo a população flutuante da alta temporada.
As obras, que tem previsão de entrega para 2022, fazem parte do ‘Onda Limpa’, programa que desde 2007 vem ampliando a coleta e o tratamento de esgotos nas cidades litorâneas, contribuindo com a saúde pública, a balneabilidade das praias e o incremento do turismo.
“Estas obras são essenciais para a ampliação dos serviços de saneamento básico na região. Representam dignidade à população do nosso litoral, bem como aos turistas que frequentam as praias. A Sabesp também está executando ações para reduzir as perdas d’água em Ubatuba, o que vai aprimorar o abastecimento hídrico no município. Os trabalhos propiciarão melhor qualidade de vida em consonância com a preservação do meio ambiente”, destacou o secretário Marcos Penido.
Outras medidas importantes
A participação da Sabesp , prefeitura, sociedade e empresas privadas é fundamental para que a cidade possa se desenvolver de maneira sustentável.
Responsável por alguns dos principais condomínios verticais de alto padrão (apartamentos) da Praia Grande, em Ubatuba, a Atmosfera levou adiante a iniciativa com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e contribuir para a valorização dos residenciais localizados na Praia Grande. Em 2019 decidiu então doar integralmente essa solução ao município, obteve aprovação do DER e da Cetesb no final do ano passado e a alguns meses – com todo material para execução já em Ubatuba – aguarda a liberação da prefeitura para iniciar a obra.
Para saber mais sobre as ações de responsabilidade ambiental e os empreendimentos da Atmosfera, acesse https://atmosfera.com/blog.