Desde o início deste ano, a cidade de Ubatuba tem sido castigada por chuvas intensas, um verdadeiro teste para a recém-concluída obra de drenagem realizada no Jardim Anchieta (na Praia Grande) pela Atmosfera Incorporadora. Para a alegria e alívio dos moradores e frequentadores da Praia Grande, o sistema provou sua eficiência: apesar do volume de chuva, as águas foram escoadas com sucesso, e o temido alagamento não ocorreu.
Motivo de alívio entre os moradores do Jardim Anchieta, que sofriam com alagamentos frequentes, a efetiva drenagem se mostrou um sinal de esperança e a promessa de dias mais tranquilos, sem as preocupações e danos que as enchentes costumavam trazer. “Rua alagada é coisa do passado aqui, depois da obra nunca mais encheu”, conta o síndico de um dos edifícios do bairro.
A obra
A Praia Grande tinha um histórico de problemas com alagamentos e acúmulo de água, principalmente durante o período de verão. Desde 2016, a Atmosfera Incorporadora se buscava soluções em conjunto com a prefeitura e a sociedade civil para viabilizar essa importante obra.
Após a aprovação do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a Atmosfera decidiu doar integralmente essa solução ao município, investindo um montante que ultrapassa R$ 1 milhão. Foi construída uma tubulação com 1,74 metro de altura e extensão de 700 metros. Com essa estrutura, houve um significativo aumento na capacidade de escoamento, garantindo assim maior segurança e conforto para os moradores e visitantes. Além disso, com a drenagem, diminuiu a incidência de lixo trazido pelas chuvas, que pode poluir o mar e causar doenças.
A ausência de inundações no Jardim Anchieta, mesmo com as chuvas intensas, evidencia o êxito do projeto de drenagem e demonstra a dedicação da empresa em garantir um ambiente estável e seguro, elevando o padrão de habitabilidade e bem-estar dos moradores e turistas.