A Atmosfera Incorporadora foi novamente destaque em uma das maiores mídias especializadas em arquitetura e decoração no Brasil. Desta vez, foi na revista Casa e Jardim, do Grupo Globo, que destacou em uma publicação nesta semana o empreendimento Bambu, localizado na Praia Grande. O prédio, concebido em colaboração com o renomado escritório de arquitetura Perkins&Will São Paulo, não apenas impressiona pela sua arquitetura única, mas também pela sua forte conexão com o ecossistema local e seu compromisso com a sustentabilidade.
O protagonismo do Bambu:
A publicação lembra que o “Bambu” não poderia ter um nome mais apropriado, pois é a estrela do espetáculo nesta construção. “O bambu é o protagonista do edifício batizado com o mesmo nome na Praia Grande de Ubatuba, cidade no litoral norte paulista. O prédio tem uma fachada composta por ripas verticais do material, que podem ser redesenhadas pelo movimento de brises articulados. Com isso, tornam-se um elemento dinâmico do imóvel”, cita a matéria.
“A planta também expressa a conexão com o ecossistema: de baixo custo, o bambu cresce abundantemente na região, o que reduz o uso de recursos naturais no transporte e manejo, diminuindo a pegada de carbono da construção”, continua a publicação, ressaltando o compromisso da Atmosfera com o meio ambiente.
Sustentabilidade e versatilidade:
“Sustentável em relação a outros materiais, o bambu é leve, durável e de crescimento rápido. No Brasil, adapta-se em locais com climas quentes e úmidos, como o litorâneo, o que proporciona conforto térmico”.
O designer de projetos da Perkins&Will, Douglas Tolaine, completa: “Recorrendo a diferentes tons de verde e materiais que se transformam com o tempo, envelhecendo com grande beleza, reforçamos a ideia de um bambuzal contemporâneo”
Soluções Sustentáveis e Funcionais:
O conforto e a integração com a natureza também foram ressaltados na matéria da Casa e Jardim. “Os apartamentos do Bambu foram projetados com o conforto e a sustentabilidade em mente. Painéis móveis protegem os interiores contra a insolação direta, garantindo um ambiente agradável. As fachadas e varandas com jardineiras de madeira também atuam como elementos de proteção à incidência da luz solar, reafirmando a integração com a paisagem local. Passarelas em balanço, guarda-corpos de aço galvanizado a fogo, vidros e metais criam contrastes que valorizam ainda mais a construção, tornando-a única”.
Compromisso Ambiental:
Além da arquitetura biofílica, o cuidado ambiental que a Atmosfera teve com o bairro foi lembrado na matéria: “O Bambu vai além da arquitetura e incorpora soluções ambientais em seu projeto. Uma Estação de Tratamento de Esgoto e resíduos (ETE), lixeiras específicas para recicláveis, caixas de retardo de água pluvial e de armazenamento para reuso de águas cinzas foram instaladas, reforçando o compromisso do empreendimento com a preservação do meio ambiente.”
A Atmosfera agradece o destaque na revista Casa e Jardim, que é um reconhecimento das características únicas deste projeto, que combina inovação arquitetônica com um compromisso genuíno com a preservação da natureza.