A técnica, usada em pontes e viadutos, utiliza cabos de aço tracionados para maior resistência e durabilidade
Visando oferecer conforto, segurança e sofisticação ao cliente, a Atmosfera Incorporadora está novamente na vanguarda da construção civil do Litoral Norte paulista. Desta vez, o destaque é a construção da primeira laje protendida de Ubatuba, que está em execução no Edifício Residências L500, na orla da Praia do Itaguá.
O que é:
A laje protendida é uma técnica construtiva que utiliza cabos de aço tracionados para conferir maior resistência e durabilidade à estrutura. Sua principal função é aumentar a resistência do concreto, permitindo o seu uso em espaços com grandes vãos, o que oferece maior aproveitamento de área útil.
No Residências L500, o uso da laje protendida vem ao encontro do projeto arquitetônico das amplas plantas das unidades, que oferecem ao proprietário variadas possibilidades de personalização, conferindo maior resistência, conforto, sofisticação além de durabilidade da estrutura do empreendimento.
Sustentável
No caso da Atmosfera, a escolha da laje protendida demonstra um compromisso não apenas com a inovação, mas também com a sustentabilidade.
A protensão permite a utilização de materiais com menor resistência, reduzindo a quantidade de concreto necessário para alcançar a mesma capacidade de carga de lajes convencionais. Isso pode levar a uma redução no consumo de recursos naturais.
A capacidade de carga aprimorada da laje protendida permite a utilização de lajes mais finas em comparação com sistemas convencionais, o que pode resultar em uma redução adicional no consumo de materiais. Além disso, a resistência adicional proporcionada pela laje protendida implica em menor necessidade de manutenção e reparos, o que se traduz em economia a longo prazo para os proprietários e redução de resíduos para o meio ambiente.
Ao incorporar a protensão no L500, a Atmosfera não apenas otimiza o espaço, criando ambientes mais amplos e versáteis, como também promove o uso eficiente de materiais, a longevidade estrutural e reforça sua dedicação à sustentabilidade.