As obras de drenagem de águas pluviais realizadas pela Atmosfera Incorporadora na Praia Grande estão chegando à etapa final. Com mais de 90% dos trabalhos concluídos, estima-se que a obra seja entregue até o final de junho (a depender das condições climáticas).
Como é de conhecimento público, ao longo dos anos, a Praia Grande enfrentou problemas com alagamentos e acúmulo de água, principalmente no verão. Para amenizar essas questões, desde 2016, a Atmosfera vinha estudando soluções e conversando com prefeitura e sociedade civil para viabilizar esta obra. A incorporadora decidiu então doar integralmente essa solução ao município, após aprovação do DER e da Cetesb.
A obra atende o Jardim Anchieta, que é um dos locais mais afetados com os alagamentos e pretende melhorar o escoamento, prevenindo enchentes. Com um custo de R$1,3 milhão, integralmente coberto pela empresa, foi instalada uma tubulação de 1,74 m de altura e 700 m de extensão.
Os esforços empreendidos pela Atmosfera para solucionar os problemas de alagamentos e melhorar a infraestrutura da Praia Grande pretendem resultar em maior segurança e conforto para moradores e visitantes e contribuirão ainda mais para a valorização da região.
Saneamento
Além desta obra, a Atmosfera realizou outra importante melhoria para a Praia Grande: em parceria com a Prefeitura de Ubatuba e com a Sabesp, foi ampliada a rede de tratamento de esgoto, atendendo cerca de 2 mil imóveis que ainda não possuíam ligação à rede de saneamento.
Esta ampliação na coleta de esgoto na Praia Grande melhora a qualidade do Rio Acaraú, um dos mais poluídos do Litoral Norte, que deságua na praia do Itaguá e impacta a balneabilidade de todas as praias da região.
No bairro da Enseada, na região centro-sul, a Atmosfera também está contribuindo com o saneamento local. Trata-se de uma região com grande problema relacionado à coleta de esgoto e a Atmosfera está instalando a elevatória que levará os dejetos à nova Estação de Tratamento de Esgoto – ETE, na área destinada, junto à Sabesp, no bairro do Perequê-Mirim.
Com a ligação à ETE do Perequê-Mirim, todo o bairro será favorecido, atendendo 100% dos imóveis e todos os que gostam de frequentar a praia da Enseada. Saiba mais sobre estas e outras iniciativas da Atmosfera para contribuir com a comunidade e o meio ambiente no nosso blog: www.atmosfera.com/blog