A relação que temos com nossas casas se transformou completamente e muitas mudanças vieram para ficar e contribuir com nossa qualidade de vida
Talvez, se alguém lhe dissesse em janeiro o tempo que você passaria dentro de sua casa ao longo deste ano, você simplesmente riria.
Na verdade, todos estão ficando mais em suas casas, e se antes a casa era vista como o lugar onde passávamos mais tempo dormindo do que acordados, agora ela passou a ter também outras funções – para muitos tornou-se o espaço para trabalhar, estudar, se divertir, conviver em família e até mesmo praticar exercícios físicos.
Com todas essas mudanças, muitos aspectos que envolvem o morar passaram por transformações e já começam a ser identificadas as tendências para a casa no pós-pandemia. Confira as quatro principais, que já são unanimidade entre especialistas em mapear o futuro.
O verde presente
As pessoas querem, cada vez mais, a conexão – ou reconexão – com a natureza, e ter uma área verde em casa, seja uma varanda ou quintal, passou a ser algo muito valorizado. Já está comprovado cientificamente que lidar com plantas faz bem para a saúde física e mental. Segundo um estudo realizado pela Universidade do Colorado, nos EUA, mexer com a terra têm efeito terapêutico, evita a depressão e o stress, e pode até mesmo combater processos inflamatórios.
Além disso, morar na praia ou em cidades menores e mais verdes, como Ubatuba, traz ganhos para a qualidade de vida, contribuindo para a conquista de uma rotina que combina hábitos saudáveis e momentos de lazer e de ócio criativo, e tudo que permita um equilíbrio maior com o meio ambiente.
Casas mais funcionais, arejadas e iluminadas
Já presente em projetos residenciais de vanguarda (como os da Atmosfera Incorporadora), os preceitos da arquitetura sustentável tornam-se agora fundamentais por promover ambientes funcionais, saudáveis e acolhedores, principalmente nos aspectos de iluminação e ventilação.
Espaços naturalmente ventilados e com a incidência solar evitam a proliferação de vírus e bactérias. Além disso, contribuem para reduzir a conta de energia, favorecendo o bolso e o próprio meio ambiente pela economia obtida no uso dos recursos naturais.
Home office valorizado
Sim, ele definitivamente veio para ficar. Poderá não ser em tempo integral, mas certamente a flexibilidade nas formas de trabalho estará cada vez mais presente. Descobrimos novas formas de trabalhar e de nos conectarmos profissionalmente, a partir de qualquer lugar, mas isso não significa improvisar um escritório num canto da casa, sem cuidado, uma vez que a organização contribui para concentração e produtividade.
Então, nada mais lógico que criar um espaço para o home office, funcional e confortável, que pode ser exclusivo para trabalhar ou com múltiplas finalidades, combinando, por exemplo, lazer e trabalho, dependendo do momento. O importante é que seja, como todos os ambientes da casa, um espaço prazeroso, que convida a ficar e promove o bem-estar.
Atividades físicas e lazer em casa
Ter um espaço para atividades físicas dentro de casa – ou do condomínio – é outra tendência que já se revela forte candidata a permanecer no pós-pandemia. Com o distanciamento social, muitas pessoas perceberam que é possível se exercitar sem sair de casa, mas que se tivessem espaços melhor planejados para tanto, poderiam fazer isso de forma mais frequente e agradável.
Nesse ponto, destacam-se os empreendimentos imobiliários em Ubatuba assinados pela Atmosfera, em especial o Casa Itaguá, condomínio fechado de Casas no melhor bairro de Ubatuba. O Casa Itaguá oferece áreas privilegiadas para o lazer, amplas, espaçosas e arejadas, integradas ao cenário natural do entorno, mais convidativas que as tradicionais academias de ginásticas. Além disso, em frente ao empreendimento existe uma linda praça arborizada ideal para passeios e bons momentos de convivência com sua família.
Não é de hoje que uma pandemia veio para mudar a arquitetura e a forma como moramos, isso foi algo que já aconteceu no passado, em outra escala. Mas agora, com todas essas tendências indicando como serão nossas residências daqui para a frente, uma coisa parece clara: passamos a valorizar a relação que temos com o lugar onde vivemos, vivenciando a casa como um refúgio seguro e acolhedor. Morar bem, mais do que nunca, deixou de ser apenas um prazer para se tornar uma prioridade.
Se você está procurando opções para viver melhor, em uma cidade como Ubatuba, que oferece condições para um dia a dia com mais qualidade e saúde, converse com um dos consultores da Atmosfera. Eles podem apresentar a você empreendimentos imobiliários surpreendentes, que vão ao encontro de todas as tendências do morar que estão em alta.