A explosão dos aluguéis de temporada em Ubatuba tem apresentado muitos desafios, principalmente depois que a cidade passou a figurar entre as mais rentáveis para esse tipo de negócio. As plataformas especializadas, especialmente o Airbnb, transformaram a maneira como o aluguel de imóveis acontece, facilitando e acelerando o processo. Desde o início dos anos 2000, qualquer pessoa pode, com poucos cliques, anunciar um imóvel na internet. Essa acessibilidade ampliou o mercado, ao mesmo tempo em que mudou o perfil do comprador: hoje, muitos investidores adquirem propriedades já com a intenção de lucrar por meio do aluguel direto, o que influencia também o tipo de empreendimento procurado.
Se, por um lado, o aluguel de temporada em Ubatuba impulsiona a economia local e beneficia proprietários e turistas, por outro, pode gerar impactos negativos, como sobrecarga da infraestrutura, aumento no trânsito, mudanças significativas na dinâmica de bairros e condomínios. Em muitos casos, nos condomínios, a prática do aluguel de curto prazo também pode gerar conflitos. A divergência surge principalmente quando parte dos proprietários usa suas unidades para aluguel, enquanto outros preferem manter o caráter residencial, desencadeando debates sobre segurança, uso de áreas comuns, valorização dos imóveis etc.
Encontrar soluções que fortaleçam as vantagens desse modelo, sem comprometer a qualidade de vida dos moradores e frequentadores, se tornou uma nova responsabilidade das incorporadoras, que precisam de muita seriedade e sensibilidade na análise de cada cenário. Nesse contexto, a Atmosfera chega na frente com sua experiência de décadas na incorporação de imóveis de alto padrão em Ubatuba, sempre conciliando desenvolvimento urbanístico com respeito ao tecido social e ambiental.
A Atmosfera e o Desenvolvimento Urbanístico em Ubatuba
Com uma abordagem consciente e inovadora, tendo como foco a vocação de cada empreendimento, os projetos da Atmosfera passam pelo Estudo de Impacto de Vizinhança, assegurando que as decisões sobre cada construção sejam baseadas nas particularidades e nas necessidades daquela região específica. Isso inclui desde a escolha do melhor local para uma portaria ou entrada e saída de garagens, até a aplicação de conceitos contemporâneos de arquitetura e urbanismo, como Fachadas Ativas e Gentileza Urbana. As Fachadas Ativas não apenas diminuem a necessidade do uso do carro e favorecem o comércio local, como também aumentam a segurança e a interação humana entre os frequentadores do local, fortalecendo a integração entre os imóveis e as áreas em que estão construídos. O conceito de Gentileza Urbana fomenta ambientes acolhedores, colaborativos e sustentáveis, comunidades coesas e cidadãos engajados, em espaços urbanos mais vibrantes, seguros e funcionais, que beneficiam tanto moradores quanto visitantes.
Equilíbrio é tudo
Incorporadoras responsáveis devem criar projetos não apenas para atender à forte demanda atual dos aluguéis de temporada, mas que também preservem o bem-estar dos moradores permanentes, assim como o equilíbrio ambiental. De apartamentos frente mar a casas em condomínio, o diverso catálogo da Atmosfera Incorporadora consegue incluir empreendimentos com grande potencial comercial para aluguel de temporada em Ubatuba e também projetos residenciais com número reduzido de unidades, voltados apenas para moradia. Assim, a empresa propõe um modelo de desenvolvimento imobiliário que respeite um limite saudável para a cidade, ajudando a manter o que há de mais precioso em Ubatuba: sua natureza, suas comunidades, sua identidade local. E também defende uma visão de futuro em que o desenvolvimento urbanístico só faz sentido se houver harmonia entre todos os componentes desse organismo complexo que é uma cidade em crescimento, que precisa continuar a ser um lugar especial tanto para quem vive nela quanto para quem a visita.
Compromisso com a sustentabilidade
Junto dessa preocupação com o equilíbrio constante entre turismo e vida cotidiana, a Atmosfera se destaca pelo seu compromisso com a sustentabilidade. Desde a pandemia, todos os seus projetos têm sido pensados para terem pegada de carbono zero após a conclusão, diferencial relevante em um cenário onde o impacto ambiental das construções está cada vez mais em pauta. A empresa vai muito além do básico, mirando na preservação a longo prazo da rica biodiversidade local, tão importante para o futuro de uma cidade como Ubatuba, que tem a paisagem natural como seu maior atrativo e riqueza.