Hoje, 5 de agosto, Dia Nacional da Saúde, em plena pandemia global, é um momento importante para se priorizar atitudes e decisões que promovam uma vida mais saudável, como por exemplo: o local que escolhemos para morar. A ciência e também as experiências pessoais vêm comprovando que morar na praia traz benefícios para a saúde física e mental; e não são poucos!
Pesquisadores da Universidade de Exeter, Reino Unido, usaram dados de quase 26 mil entrevistados em suas análises, durante cinco anos, e concluíram que moradores de áreas costeiras experimentam menos sintomas de distúrbios de saúde mental. Uma das razões seria que os sons do mar ativam o córtex pré-frontal do cérebro, área associada a emoções e autorreflexões, fazendo com que a capacidade de bem-estar e autoconhecimento seja ampliada. As ondas dos oceanos geram íons de hidrogênio carregados negativamente que ajudam a absorver oxigênio e equilibrar os níveis de serotonina, resultando em mais energia, diminuição da depressão e melhora do sono. O contato regular com a natureza tem efeito a longo prazo na saúde das pessoas.
O mar não é só visualmente belo como também faz muito bem para a saúde mental. O alívio do estresse ao contemplar o oceano foi comprovado pela primeira vez por um estudo da Universidade de Michigan feito em praias na Nova Zelândia, que atestou que quem observava o mar diariamente apresentava menores sinais de ansiedade, estresse psicológico e alterações de humor.
O ambiente litorâneo, próximo à natureza, é um chamado à prática regular de exercícios. As opções são inúmeras: caminhadas, corridas, pedaladas, surfe, stand up paddle, entre muitos outros.
Viver numa cidade com praias e ambientes ao ar livre convidativos aumenta a exposição das pessoas ao sol e, consequentemente, à vitamina D, que protege o sistema imunológico e cardiovascular, regula o metabolismo, eleva os níveis de endorfina, reduz o risco de câncer e melhora a saúde óssea.
A água salgada fortalece o sistema imunológico, hidrata a pele e estimula a circulação. Desde a Grécia Antiga, a água do mar era usada para tratar doenças pois acreditava-se que o iodo concentrado era ideal para fins terapêuticos, o que foi efetivamente comprovado posteriormente. A talassoterapia (que em grego quer dizer literalmente cura pelo mar) se vale das propriedades dos sais e componentes da água do mar para promover a cura. O francês René Quinton (1866-1925) foi o primeiro estudioso a divulgar alicerces científicos que provaram os bons efeitos do mar para a saúde. Entre os benefícios estão a regeneração do sangue, das glândulas, dos nervos e dos ossos. O contato com a água do mar também é anti-inflamatório, bactericida, laxativo, promove a melhora da capacidade funcional e a redução das mudanças de humor nos pacientes com fibromialgia.
A qualidade atmosférica no litoral é inegavelmente superior. O ar mais puro é um remédio natural para a saúde, ajuda a oxigenar os pulmões e beneficia a circulação do sangue. O ar salgado que vem do mar, rico em iodo, é benéfico também para o sistema respiratório. Segundo estudos, pessoas que sofrem de asma e bronquite, por exemplo, apresentam diminuição dos sintomas quando estão mais próximas do oceano.
Paisagens naturais deslumbrantes, o encontro do mar com o céu, belas praias, montanhas, fauna e flora preservadas, podem ser uma fonte diária de inspiração. A criatividade é despertada mais facilmente, a contemplação da natureza é uma ótima forma de meditar, ter ideias e descobrir soluções para os desafios do dia a dia.
A mágica que acontece na vida quando a gente tem mais tempo para fazer as coisas do dia a dia também é algo muito benéfico para a saúde. Viver fora de centros urbanos, longe da correria do trânsito, com menos violência, menos barulho, menos estímulos visuais… Tudo isso gera um impacto positivo no organismo como um todo.
Ubatuba pode ser o destino ideal para quem está planejando um grande salto de qualidade de vida. Além de todos os benefícios citados, a cidade conta com nada menos que 102 praias, a maior porcentagem de Mata Atlântica preservada do Brasil e uma das costas mais lindas do mundo! Que tal?