A sustentabilidade nos dias atuais é mais que um conceito. Tornou-se uma necessidade em prol do enfrentamento dos problemas ambientais. Seguindo esta ideia, o projeto do novo escritório da Atmosfera, na Rua Liberdade, no centro de Ubatuba, trouxe diversas características essencialmente eco-friendly. A arquiteta Anabella Gonçalves explica como foi feito o aproveitamento das matérias-primas. “Utilizamos materiais que sobraram dos empreendimentos da construtora e fizemos o reaproveitamento de matérias de construções demolidas. Nenhum material é desperdiçado. Na obra do escritório usamos uma mesma porta que já foi utilizada em outros três projetos anteriores. Isso é sustentabilidade”, pontua.
Painéis de energia solar
Fonte limpa e renovável, com baixo impacto ambiental e redução nos custos de energia. O sistema elétrico do escritório da Atmosfera ganhou placas para captação de luz solar. Os painéis funcionam como microgeradores de energia. A produção de energia fotovoltaica está ligada à luminosidade, então há geração mesmo em dias nublados. No total, foram 95 placas instaladas, que são utilizadas também para cobertura do estacionamento.
Ambiente de trabalho integrado e luz natural
A luminosidade natural ganhou destaque através das vidraças nas paredes, que permitem que a luz solar entre no escritório. De acordo com a arquiteta, foi priorizada a vista para a área de pouso e decolagem do aeroporto no salão principal e nas salas de reuniões, que levam a luz e ventilação natural para o interior do espaço.
Nada de diversas salas! Com ambiente aberto e integrado para as baias de trabalho, o espaço tem conceito de escritório open-space. “Os departamentos trabalham juntos. Esse conceito permite que a empresa esteja mais interligada, sem segmentação corporativa. Todos trabalham no mesmo salão e a equipe fica mais unida. Isso favorece o clima organizacional da construtora”, diz Anabella.