O termo nasceu na França e de acordo com registros históricos, data do século XV. Inicialmente, a palavra foi criada para designar um determinado tipo de via urbana.

Especificamente largas, as ruas de um Boulevard dessa época possuíam dois sentidos e uma preocupação elevada com a estética, sendo amplamente arborizadas e dotadas de projetos refinados de paisagismo.

De acordo com o dicionário Houaiss, os boulevards além de serem vias de passagens amplas e arborizadas eram construídas diante das muralhas que cercavam diversas cidades europeias. Desse modo, a tradução literal do termo seria “obra de defesa”.

Com o passar dos anos, perdeu-se a conotação bélica associada à palavra, tornando-se, dessa forma, uma nomenclatura associada às vias de acesso das muralhas que contornavam as cidades.

Cidade murada de Sant Malo

O Boulevard das Américas

Com sentido bastante distinto ao europeu, o boulevard na América do Norte dá nome às estradas secundárias e vias de acesso que norteiam as chamadas highways. Estreitas e pouco arborizadas, o boulevard norte-americano é praticamente o oposto do europeu.

Por sua vez, na América Latina o termo ganha diversas concepções que vão desde vias repletas de árvores e avenidas espaçosas, seguindo às origens europeias até centros comerciais. No Brasil, por exemplo, o projeto paisagístico do boulevard consiste em jardins dispostos nas ilhas centrais, enquanto os europeus margeiam as vias.

Av. Paulista

De residenciais a shopping centers: o Boulevard no Brasil

Por aqui a palavra passou a ser usada para nomear não só vias amplas e arborizadas, mas também determinadas edificações comerciais e residenciais.

É comum condomínios de alto padrão, com preocupação elevada em relação ao projeto paisagístico e dotados de concepção arquitetônica de alto nível, chamados de Boulevard. Além de nomear condomínios, o termo também se refere à shopping centers e centros comerciais notáveis, que também presam pela sinergia entre a construção e o entorno. Ambientes amplos, agradáveis e com a característica marcante do verde.

Condomínio Reserva DNA e Boulevard DNA

Um Boulevard com vista para o mar

O Boulevard DNA, localizado na bela e agitada Praia Grande de Ubatuba, é inspirado no conceito europeu, que denota preocupação entre o que é construído e o que permeia a arquitetura. De modo que a natureza presente no entorno é um dos pontos de destaque do projeto.

Além da exuberante beleza do entorno e um projeto arquitetônico que valoriza a amplitude dos ambientes, o Boulevard DNA oferece ótimas opções de compra e serviços aos moradores e visitantes de Ubatuba.

Clique aqui para saber mais: https://atmosfera.com/boulevard-dna/

Compartilhar: