A arquitetura pode ser vista como algo opcional para quem quer construir uma casa. Porém, o ofício é mais importante e vai além do que se imagina. Você já pensou como a arquitetura pode valorizar um empreendimento de alto padrão?

É normal ouvir ideia inspirada em um senso comum que costuma julgar a Arquitetura um “luxo dispensável”. Já que qualquer engenheiro-civil seria “capaz de resolver o problema”. Porém, a função do Arquiteto vai além de estabelecer medidas, estilos e sugerir maneiras mais eficazes de aproveitar espaços, por exemplo.

Entre as ciências de Humanas e Exatas – pois mistura arte, conceitos históricos e artísticos com cálculos e métricas – a profissão é necessária não só no que diz respeito à construção em si, mas nas questões afetivas e sensoriais em que essas construções são pensadas e concebidas.

Portanto é comum o arquiteto querer saber sobre hábitos dos moradores ao iniciar a proposta de uma futura casa ou apartamento. São pessoas mais ligadas ao dia ou à noite? Solteiros, casados? Têm filhos, pets? Muitas são as questões que podem e devem ser consideradas.

No caso de residências, levar em conta a rotina dos moradores é um ponto importante que pode determinar desde o número de cômodos até os tipos de materiais utilizados para a construção do projeto.

Já em pontos comerciais, deve-se pensar sobre a importância em identificar acessos, lugares em que haja possível concentração de pessoas, entrada e saída de banheiros, rampas de acessibilidade e destaques de fachada, por exemplo.

Onde tudo começou?

Quem foram os primeiros arquitetos da Humanidade? A resposta não é fácil, mas se analisadas diferentes crenças e opiniões, pode se chegar a ninguém menos do que Deus. O criador que arquitetou a perfeita sinfonia da Natureza. Ou seria Leonardo Da Vinci? Um dos maiores gênios da humanidade, morto há 500 anos, mas que ainda desperta admiração nos “quatro cantos no mudo”.

Desde então a profissão foi influenciada por diferentes linhas de pensamento e técnicas que determinaram estilos de arquitetura até o que se tem hoje. Moderna, Contemporânea, Neoclássica, Clássica, são inúmeras e podem ser tanto um “aprimoramento” da linha anterior como algo surpreendentemente novo.

Alto padrão na Arquitetura

Os conhecimentos de um profissional de arquitetura dedicado a projetar ambientes certamente acabam por agregar valor à construção. Seja por meio da contratação de um profissional autônomo ou de um escritório renomado.

A escolha por um padrão elevado vai desde o uso de materiais de primeira linha até o conhecimento e criatividade de arquitetos que ao projetarem são capazes de criar verdadeiras obras de arte. A Atmosfera Incorporadora é percursora e líder no segmento de empreendimentos de alto padrão em Ubatuba. Há cerca de 60 anos no mercado imobiliário da cidade, a empresa aposta em sofisticação, bom gosto e sustentabilidade para oferecer serviços e produtos de excelência.

Compartilhar: